Convocado e organizado pela Conferência Episcopal Alemã (CAE), desenvolveu-se recentemente na cidade de Berlim, o foro "O futuro começa aqui: perspectivas do matrimônio e a família", que tem como objetivo discutir as perspectivas e os compromissos de uma futura política familiar.

Cerca de 120 representantes da Igreja, diversas associações alemãs e autoridades, foram convidadas pelo Arcebispo do Berlim e Presidente da Comissão para o matrimônio e a família da CEA, Cardeal Georg Sterzinsky. Entre as autoridades presentes no evento, estava a Ministra alemã para a família, idosos e jovens, Ursula von der Leyen.

Conforme informou a agência Fides, as temáticas que a Igreja acredita fundamentais para uma futura política da família, incluem a prevenção da pobreza, o matrimônio, promoção dos nascimentos, solidariedade entre as gerações, formação e educação. Dado que a família é primeira e fundamental instituição da educação e formação, uma política da família não poderá descuidar este aspecto, implicando principalmente os pais no processo de formação de seus filhos.

O Cardeal Sterzinsky destacou o papel indispensável e fundamental do matrimônio "como união duradoura e pessoal entre um homem e uma mulher é uma instituição sólida, que oferece o marco para uma relação fiel e para a fundação de uma família. Em vez de procurar sempre novas alternativas ao matrimônio, deveríamos mas bem nos perguntar: o que podemos fazer como Igreja e como políticos pelo sucesso dos matrimônios?" questionou o Cardeal.

"Se a Igreja católica trabalha pelo matrimônio –continuou o Arcebispo berlinense– o faz porque está convencida de que o matrimônio é a forma de vida que corresponde à natureza dos homens e que representa uma grande oportunidade para o desenvolvimento pessoal do casal" destacou.

A iniciativa da Conferência Episcopal alemã sobre o tema "O futuro começa aqui: matrimônio e família" iniciou-se em 2005, e se estenderá até 2007, debatendo as seguintes temáticas: o valor do matrimônio e a família para a pessoa, o valor do matrimônio e a família para a sociedade, o valor do matrimônio e a família no futuro e para o futuro.