O Arcebispo de Valência, Dom Agustín García-Gasco, lembrou em sua habitual carta semanal, que "quando a família cumpre sua missão educativa, contribui para o bem comum e constitui a primeira escola das virtudes sociais, das quais todos os povos necessitam".

Dom García-Gasco destacou também a "função original e insubstituível da família na educação dos filhos", e assegurou que o Estado não pode cancelar o direito educativo dos pais, mas sim respeitá-lo e promovê-lo em todas suas vertentes.

O Prelado também lembrou uma série de direitos dos pais que se derivam da função educativa da família, ou seja, "o direito a escolher os instrumentos formativos conforme a suas próprias convicções e a procurar os meios que podem ajudá-los melhor em sua missão educativa". Igualmente, "têm direito a fundar e sustentar instituições educativas, recebendo para isso a adequada ajuda do Estado".

Mais adiante, Dom García-Gasco animou os pais a comprovar o "programa educativo insuperável" que oferece a família, a quem recomendou "por em prática cada dia com seus filhos e comprovarão a eficácia de escolher a doçura em vez da rispidez; a perseverança em vez da espetacularidade; a bondade em vez da ameaça; o serviço em vez da comodidade; o desinteresse em vez do cálculo; o espírito de sacrifício em vez do hedonismo", assinalou.

Em relação à proximidade do V Encontro Mundial das Famílias a realizar-se nesta arquidiocese, Dom García-Gasco disse que "pode-se ver nele a grande festa da educação familiar, a incomparável celebração do amor educativo dos pais e das mães. Que todas as famílias possam gozar de uma inigualável oportunidade, para que se reconheçam na educação seus direitos, seus deveres e sua insubstituível contribuição à civilização da dignidade humana".