Dom José María Aracedo, Arcebispo da Santa Fé de la Vera Cruz, em sua mensagem para a Quaresma exortou os féis a viver a dimensão social da caridade e atender às crianças de rua, cuja realidade definiu como "preocupante". Após destacar um parágrafo da encíclica "Deus Caritas est", em que o Papa Bento XVI lembra que para a Igreja a assistência social "pertence à sua natureza e é manifestação irrenunciável de sua própria essência", reclamou à autoridade pública responsabilidade na instauração de uma ordem justa, porque essa "é a tarefa principal da política, a qual devemos reclamar como cidadãos comprometidos com o bem comum".

"É mais –acrescentou- como cristãos devemos denunciar aquilo que atenta à dignidade do homem. O que sob nenhum conceito deve nos eximir de nossa responsabilidade na caridade pessoal e organizada, como exigência testemunhal de nossa fé em Jesus Cristo".

Dom Arancedo se referiu à realidade preocupante dos chamados meninos de rua’ que apresentam um alto grau de abandono e marginalização, que deve nos questionar moralmente como sociedade".

"Valorizar a família e o trabalho é reconstruir a primeira escola, e dar o primeiro passo para possibilitar a permanência de nossas crianças na educação, recriando assim as bases de uma sociedade nova", estimou.

Por último, o Prelado fez um chamado a "participar da vida de nossas comunidades, para renovar nossa fé no seguimento de Cristo e fortalecer os laços de uma Igreja que seja testemunho vivo de comunhão, amor e serviço a nossos irmãos mais necessitados".