O Presidente da Comissão Pastoral Familiar da Conferência Episcopal Mexicana (CEM), Dom Rodrigo Aguilar Martínez, lembrou que "todo ser humano ocupa um lugar especial na criação" e que este significado profundo da vida "lhe confere seu autêntico valor" e "guia para enfrentar as questões mais decisivas".

Em uma mensagem pelo Dia da Vida, a celebrar-se no México no próximo dia 25 de março, o também Bispo de Tehuacàn indicou que infelizmente muitos homens vivem sem se dar conta do que fazem e do que acontece, porque não assumem a responsabilidade derivada de sua altíssima dignidade de ser imagem e semelhança de Deus.

Acrescentou que embora "a ciência e a tecnologia tenham feito grandes progressos para compreender alguns dos fascinantes segredos da vida natural, um olhar atento a nossa experiência pessoal mostra que há outras dimensões da existência pessoal e coletiva que só podem ser entendidas em Deus".

Dom Aguilar advertiu que "às vezes o ensinamento da Igreja é apresentado apenas como uma opinião religiosa, querendo insinuar com isto que esta não tem nada a ver com a ciência, ou que a fé e a razão se contradizem e se excluem mutuamente".

"Nosso olhar se estende até a busca do significado profundo já que não podemos evitar as perguntas fundamentais que surgem diante da maravilha da existência: por que estou aqui? por que existo? O que devo fazer?", anotou.

Finalmente o Bispo de Tehuacán advertiu que a forma como se estão expondo e informando os diversos aspectos da sexualidade, a anticoncepção, o não reconhecimento da existência e a sacralidade da vida da fecundação, podem "nos fazer experimentar a tentação de duvidar do esplendor da verdade que nos ensina a Sagrada Escritura a respeito da vida humana".