Ao finalizar a Assembléia Plenária da Conferência de Bispos Católicos de Cuba (COCC), os prelados do país centro-americano informaram que o novo Presidente desse organismo é o Arcebispo do Camagüey, Dom Juan García Rodríguez.

O Prelado sucede no cargo o Arcebispo de Havana, Cardeal Jaime Ortega y Alamino; e irá dirigir a COCC juntamente com o Bispo de Bayamo Manzanillo, Dom. Dionisio García Ibáñez; e o Bispo Auxiliar de Havana, Dom Juan de Deus Hernández Ruiz; novos Vice-presidente e Secretário Geral da instituição.

Estes prelados foram eleitos durante a Assembléia Plenária do mencionado organismo, que se desenvolveu entre 19 e 22 de fevereiro, imediatamente depois da visita ao país do Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, Cardeal Renato Martino.

"Somos conscientes de que se inicia uma renovada etapa para a Igreja que vive em Cuba", assinala um comunicado divulgado hoje pelos prelados.

Em Cuba há atualmente 330 sacerdotes, dos quais 155 são cubanos, e 646 religiosas, 130 delas nascidas em Cuba, conforme informaram os bispos da Ilha.