O Arcebispado de Valência anunciou que as paróquias e igrejas dessa cidade oferecerão atenção pastoral em oito idiomas ao 1 milhão e meio de peregrinos esperados para o V Encontro Mundial das Famílias (EMF) Valência 2006, a realizar-se entre os dias 1 e 9 de julho.

Conforme informou a agência AVAN, o integrante da comissão de liturgia do evento, Jaime Sancho, indicou que as paróquias ficarão a disposição dos bispos e sacerdotes líderes de peregrinações uma vez que estejam localizados. "Um total de 15 igrejas do centro da cidade foram já atribuídas como lugares preferenciais de acolhida dos peregrinos por grupos lingüísticos, aos que irão somando o resto das igrejas", indicou.

Sancho confirmou que a Catedral de Valência e a Paróquia de São João e São Vicente acolherão os peregrinos de fala hispana; a Paróquia dos Santos Juanes e a de Santo Estevão, aos italianos; e a Igreja de Saão João da Cruz e a Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, os peregrinos de fala francesa.

Do mesmo modo, o templo de São Pedro Mártir e São Nicolas e a Paróquia de São Martinho serão empregadas para as Missas em alemão; as Igrejas de Santo Tomás Apóstolo e a da Santíssima Cruz acolherão os peregrinos de língua inglesa; a Paróquia de Santo Agostinho e Nossa Senhora do Socorro celebrarão Missas em polonês; a Paróquia de Santo André Apóstolo e São Valério, em português; e o templo de São Mauro receberá os peregrinos das Filipinas.