Após a nomeação nesta quarta-feira de 15 novos cardeais feita pelo Papa Bento XVI, alguns deles expressaram sua alegria e gratidão e destacaram a responsabilidade que assumem como cardeais na Igreja.

O Bispo de Hong Kong, Dom Joseph Zen, afirmou sentir-se feliz por ter sido nomeado cardeal no primeiro grupo que o Papa Bento XVI designa. Indicou também que sua nomeação demonstra que o Santo Padre está preocupado com o que ocorre na Igreja na China e lhe agradece por isso.

Por sua vez, o Arcebispo de Seul e Administrador Apostólico de Pyongyang (Coréia do Norte), Dom Nicholas Cheong Jin-suk, de 75 anos de idade, torna-se o segundo Cardeal coreano nomeado por um Pontífice. O primeiro foi o Cardeal Stephen Kim, em 1969.

O futuro cardeal disse sentir-se "honrado por me tornar cardeal graças ao apoio do povo e do Governo assim como da Igreja". Durante um encontro com a imprensa na Catedral de Seul, o Arcebispo disse que embora se sinta "com poucas capacidades", espera contar "com sua ajuda para contribuir com a Igreja e a nação". O Presidente sul-coreano e o administrador da ordem Chogye dos budistas também parabenizaram o futuro cardeal.

Outro dos designados para o Cardinalato é o Arcebispo de Boston, Dom Sean P. O' Malley, que disse sentir-se "profundamente honrado com a nomeação do Santo Padre para ser cardeal, para um maior serviço à Igreja".

O Prelado destacou que "embora existam responsabilidades adicionais com este privilegio de servir como cardeal, desejo reafirmar o compromisso que fiz durante minha homilia da Missa de instalação como Arcebispo aos sacerdotes, diáconos, religiosos e fiéis leigos que conformamos esta grande arquidiocese de Boston. Sou seu pastor, seu irmão e estou aqui para servir a todos os membros da arquidiocese" e se encomendou às orações de seus paroquianos.