O Bispo de Posadas, Dom Juan Rubén Martínez, esclareceu que o discípulo de Cristo se diferencia dos que seguem outras "ofertas religiosas" porque reconhece a necessidade de assumir seus ensinamentos libertadores, o contrário, quem segue uma seita cai em uma clara "manipulação da consciência".

"Basta observar alguns programas de televisão de propaganda religiosa para discernir uma clara intenção de manipulação da consciência, principalmente nos que padecem angústias e sofrimentos", explicou o Prelado.

Pelo contrário, "o catolicismo se distancia de muitas outras religiões", assinalou, porque o fiel se depara com a necessidade de assumir os ensinamentos libertadores de Cristo, pois, ainda que sejam exigentes, "nos dão vida".

Nesse sentido, explicou que uma destas ofertas que o fiel deve combater é o materialismo, em cuja visão "cai valores essenciais como a vida, a família, o trabalho, a justiça, a solidariedade, a natureza".

"Até mesmo a sexualidade perde aquilo que a humaniza que é o amor. A questão se agrava quando a visão materialista se instala na função pública. Este início do século XXI gera diversas formas de desqualificação e perseguição à proposta cristã", advertiu Dom Martínez.

O Bispo de Posadas lembrou que a Igreja, ao longo de sua história, padeceu "perseguições diretas ou indiretas". Por isso, assinalou, o cristão deve "ter uma leitura crítica" daquela informação "que busca danificar ou ridicularizar este caminho de discipulado".

"Os cristãos acreditam que ainda em meio das dificuldades da época e de nossas próprias fragilidades, é possível viver este discipulado de Jesus Cristo", sublinhou o Prelado.