O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, assinalou que a Igreja contribui para o fortalecimento da democracia evangelizando, porque os fiéis tomam consciência de seus direitos fundamentais.

"Ao cumprir sua função, que é a função que tem de evangelizar, a Igreja está criando consciência em seus fiéis e demais seres humanos sobres os direitos fundamentais de todo homem, e essa é a tarefa que temos", explicou o Cardeal à imprensa local. Do mesmo modo, esclareceu que os bispos não participam de política partidária porque isso vai contra sua missão.

Por outro lado, pediu não tomar o dia das eleições como um "dia mágico", porque mais que centrar-se nas eleições, deve-se procurar crescer em educação, emprego, segurança, entre outros aspectos.

Finalmente, afirmou que apesar dos problemas de falta de segurança e de violência, "no México continuam existindo a lei, a autoridade, e essas normas fundamentais de convivência". Acrescentou que "embora ocorram casos que nos chamam muito a atenção, não quer dizer que nosso país esteja ferido de morte".