Os bispos da Nova Zelândia denunciaram que uma rede de televisão do país transmitirá amanhã um episódio do South Park, uma série de desenhos animados para adultos, em que zombam da Virgem Maria.

Conforme informa o jornal madrileno ABC, no domingo passado os sete prelados do país oceânico emitiram um comunicado no qual exortam ao meio milhão de católicos da Nova Zelândia a boicotar a rede de televisão C4 e a rede associada TV3 onde será transmitido o episódio do South Park. A esse respeito, os bispos indicaram que "a maioria de nós tem senso de humor, mas há algumas coisas que ultrapassam os limites".

"Ao saber quão ofendidos nos sentimos, poderiam tomar um momento para refletir e considerar que a liberdade de expressão não é uma licença para incitar à intolerância, para promover o ódio ou para propiciar a brincadeira apoiada em aspectos como religião, raça ou gênero", manifestaram.

O episódio, que já foi transmitido nos Estados Unidos com grande polêmica, mostra uma imagem da Virgem Maria sangrando, o que se considera um milagre até que o personagem do Papa Bento XVI sugere que "está apenas menstruando".

A BBC assinalou que o capítulo se intitula Bloody Mary (María Sangrenta) e que a rede televisiva C4 decidiu transmiti-lo antes do previsto devido à resposta gerada pela publicidade. Originalmente, o episódio iria ao ar em maio; mas depois do alvoroço causado, será transmitido hoje, 22 de fevereiro.

Por sua vez, a Chefe de Governo da Nova Zelândia, Helen Clark, comentou que não tinha visto o episódio, mas que tinha a impressão de que podia ser "repugnante". Acrescentou que a empresa tinha total liberdade para exibir o episódio, mas devia avaliar isto em relação à possibilidade de uma reação adversa por parte da audiência.

A série, que começou a ser transmitida em 1997, conta a história de quatro meninos oriundos de um povoado muito peculiar; e regularmente aborda temas delicados.