Em uma mensagem escrita dirigida  aos membros da Congregação da Santa Cruz, o Papa João Paulo II pediu a esta comunidade missionária iluminar com a pobreza o mundo materialista de hoje.

O Papa lembra na carta que nestes dias o Capítulo da congregação que se realiza em Roma analisará sua identidade “como religiosos consagrados e estudarão a mejor forma de defender seu patrimônio espiritual, adaptando-o às mutáveis situações culturais e históricas de nossos  dias”.

“Em 1837 –escreve o Santo Padre- vosso fundador, o venerável Basil-Antoine Moreau, respondeu com generosidade e sabedoria às necessidades da época turbulenta em que viveu, dedicando-se, assim como seus filhos espirituais à tarefa de renovar e reforçar a sociedade francesa mediante a pregação do evangelho, a educação e a ajuda aos necessitados”.

Referindo-se ao tema do capítulo geral, “Cruzar todo tipo de fronteiras”,  o Papa diz que estas palavras manifestam “o desejo de capturar de novo o espírito inicial de vosso Fundador.

“Em um mundo obsecado pela possessão material e a gratificação pessoal, vosso testemunho de pobreza evangélica, castidade e obediência iluminará as pessoas, demonstrando o que significa seguir a Cristo completamente e sem reservas. Por isso, vos convido a ‘remar mar adentro’ com decisão”.