Ao finalizar a Audiência Geral de hoje, festa da Cátedra de São Pedro, o Papa Bento XVI anunciou que em 24 de março se realizará um Consistório no qual criará a 15 novos Cardeais.

Do total de futuros cardeais, doze serão cardeais eleitores em caso de um eventual conclave ao não alcançar os 80 anos de idade. Os três restantes são eclesiásticos octogenários  elevados à dignidade cardenalícia a causa do serviço à Igreja com “exemplar fidelidade e admirável dedicação”. Embora estes não poderão eleger ao sucessor de Pedro em um eventual conclave, sim poderiam ser escolhidos Papa.

Na lista de nomes de futuros cardeais se encontram oito europeus, um latino-americano, três asiáticos, um africano e dois norte-americanos.

Entre os futuros cardeais estão Stanislaw Dziwisz, Arcebispo da Cracóvia (Polônia), secretário pessoal do Papa João Paulo II, o Arcebispo de Toledo (Espanha), Antonio Cañizares, e o de Caracas (Venezuela), Jorge Liberato Urosa.

Figuram na lista de nomes vários prelados que se encontram na cabeça de um dicastério na cúria vaticana, como o americano William Joseph Levada, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé; o esloveno Franc Rode, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica; e o italiano Agostino Vallini, Prefeito do Tribunal Supremo da Assinatura Apostólica.

Do mesmo modo, será investido com a púrpura cardenalícia Dom Gaudencio Rosales, Arcebispo de Manila; Jean Pierre Ricard, Arcebispo de Burdeos (França); Nicolás Cheong-Jin-Suk, Arcebispo de Seúl; Sean Patrick O'Malley, Arcebispo de Boston (Estados Unidos), Carlo Caffarra, Arcebispo de Bolonha (Itália) e Joseph Zen Ze-Kiun, Bispo de Hong Kong (China).

Do mesmo modo, entre os cardeais maiores de 80 anos estão Andrea Cordero Lanza de Montezemolo, Arcipreste da Basílica de São Paulo Extramuros, em Roma; Peter Poreku Dery, Arcebispo emérito de Tamale (Ghana) e o francês Albert Vanhoye, S.I, que foi reitor do Pontifício Instituto Bíblico e Secretário da Pontifícia Comissão Bíblica.

Durante a audiência celebrada na Sala Paulo VI do Vaticano ante milhares de fiéis, o Papa afirmou que “o anúncio se coloca oportunamente na festa da Cátedra, porque os Cardeais têm o trabalho de sustentar e ajudar ao Sucessor do Pedro no cumprimento do ofício apostólico que lhes foi confiado ao serviço da Igreja”.

“Os cardeais -continuou- constituem em torno do Papa uma espécie de Senado, no qual ele se apóia para o cumprimento dos trabalhos ligados a seu ministério de ‘princípio e fundamento perpétuo e visível da unidade da fé e da comunhão’”.

Terminada a lista de nomes, o Papa Bento XVI convidou a todos os fiéis a “elevar a Deus uma particular oração, para que lhes conceda as graças necessárias para desenvolver com generosidade sua missão”.

Do mesmo modo, anunciou-se que o Santo Padre celebrará a Eucaristia com os novos Cardeais em 25 de março, Solenidade da Anunciação do Senhor.