Com a celebração do 75° aniversário da Rádio Vaticano, realizou-se hoje uma entrevista coletiva na Sala Stampa da Santa Sé na qual se destacou a contribuição da emissora fundada por Pio XII, ao ser uma ponte que une o Papa e a Igreja com as sociedades e culturas do mundo.

Ao refletir sobre o tema "75 anos de Rádio Vaticano. Nova vias para o serviço da Igreja e perspectivas", o Padre Federico Lombardi, S.I., diretor geral da emissora, lembrou que a missão da rádio, formulada nos Estatutos, é: "anunciar com liberdade, fidelidade e eficácia a mensagem cristã e unir o centro da catolicidade com os diversos países do mundo"

Esta missão a Rádio Vaticano realiza "difundindo a voz e os ensinamentos do Romano Pontífice, informando sobre a atividade da Santa Sé, fazendo eco da vida católica no mundo e refletindo sobre os problemas do momento à luz do magistério eclesiástico e em constante atenção aos sinais dos tempos", continuou o Pe. Lombardi, referindo-se aos Estatutos.

Em sua intervenção, o sacerdote disse que a Rádio Vaticano se caracteriza por ser multicultural –transmite em 45 línguas– e por sua flexibilidade. Além disso, a rádio em geral, continuou, "é vital em todo mundo, e em algumas partes –como por exemplo, na África– é o meio mais capacitado para penetrar de maneira capilar e o mais eficaz".

Depois de lembrar que a Rádio Vaticano passou do sistema analógico ao digital e está testantando a transmissão em ondas médias e curtas, assinalou que também desenvolveu um sistema original de publicação de textos e arquivos de som na Internet, em idiomas e em alfabetos diversos.

A página na Internet  www.radiovaticana.org permite à Rádio Vaticano atuar como uma agência de notícias, "sobretudo nas línguas em que não existe nenhuma agência católica de informação e realizar um serviço útil para o mundo não católico da comunicação", indicou o presbítero.

Por sua vez, o diretor de programação, Padre Andrzej Koprowski, S.I., lembrou acima de tudo que um dos objetivos da Rádio Vaticano é o de "ser uma ponte entre o Santo Padre –a Santa Sé– a Igreja universal e as respectivas sociedades e as Igrejas particulares".