O Arcebispo do São Domingos, Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez, expressou sua oposição a que a Junta Central Eleitoral (JCE) entregue aos partidos políticos mais dinheiro do que indica a lei eleitoral para suas campanhas proselitistas.

No final de semana passado, o presidente do Partido Revolucionário Dominicano (PRD), Ramón Alburquerque, reclamou que a JCE disponha mais recursos aos partidos políticos, "por tão caro que é promover candidatos a cargos legislativos e municipais".

Alburquerque indicou que o montante entregue pelo organismo eleitoral, 500 milhões de pesos (14 milhões de dólares), é insuficiente "porque todo mundo sabe que, contabilizado tudo, os custos da campanha devem passar de três a quatro bilhões de pesos" (entre 88 e 117 milhões de dólares).

Estas afirmações geraram o repúdio de diversos setores e autoridades, entre eles a do Cardeal. "Não estou de acordo com isso, ou seja que aqui há muitas necessidades que não foram satisfeitas, conseguintemente os partidas que se desempenhem com o que lhes foi dado, que já é mais do que deveriam receber", afirmou. Deste modo assinalou que no país há muita gente passando fome e que ela é a principal prioridade.

O Arcebispo do São Domingos deu estas declarações durante a apresentação do Compêndio da Doutrina Social da Igreja, elaborado pelo Pontifício Conselho Justiça e Paz.