Ao cumprir-se amanhã o primeiro aniversário do trânsito à Casa do Pai de Dom Luigi Giussani, o Papa BentoXVI ressaltou a fidelidade, entrega e virtudes do fundador do Movimento Comunhão e Libertação (CL), e agradeceu a Deus pelo dom de um sacerdote “apaixonado pelo ser humano porque estava apaixonado por Cristo".

Em uma carta feita pública hoje, dirigida a Dom Julián Carrón, sucessor de Dom Giussani na condução de CL, o Santo Padre lembrou ao sacerdote italiano como "pai e mestre de tantos jovens, aos que indicou a Cristo como o centro de sua existência" e agradeceu a Deus "pelo dom de um sacerdote tão dedicado, apaixonado pelo ser humano porque estava apaixonado por Cristo".

"Lembro com emoção a solene celebração de seu funeral na catedral de Milão, em que pude constatar mais uma vez a estima e o carinho que durante sua fecunda existência soube suscitar em torno de sua pessoa, a seus ensinamentos e a sua obra apostólica", assinalou o Papa em sua missiva.

"Como sublinhei durante as exéquias do querido Dom Giussani –continua o Papa– chamavam a atenção sobre tudo a sólida fidelidade a Cristo e o esforço incessante por comunicar as riquezas da mensagem evangélica a todas as categorias sociais".

Mais adiante, o Santo Padre pediu a seus filhos espirituais que sigam as pegadas e ensinamentos de Dom Giussani, e que estejam "sempre em comunhão com os bispos e as demais autoridades eclesiásticas”.

“Asseguro minha oração –conclui BentoXVI– pedindo ao Senhor que Comunhão e Libertação possa servir à causa do Evangelho na alegria, prosseguindo com a obra iniciada por seu venerado fundador".