Logo dos ataques dos últimos dias no norte da Nigéria contra a minoria cristã que causaram diversas vítimas, o Papa Bento XVI enviou hoje um telegrama às autoridades eclesiásticas e civis desse país para alentar os esforços “para garantir a paz e promover o estado de direito que anseiam todas as pessoas de boa vontade".

No telegrama enviado pelo Secretário do Estado Vaticano, Cardeal Angelo Sodano, o Santo Padre manifestou sua tristeza por essa situação e "assegura a todos os afetados sua proximidade e orações".

Do mesmo modo,o Papa encomendou ao sacerdote católico Michael Gajere, assassinado por um grupo de homens armados, e a todos os defuntos, "à misericórdia do Todo-poderoso", e invocou para as famílias das vítimas "a fortaleza e o consolo divinos".

O Santo Padre ofereceu suas preces "por quantos se dedicam a restabelecer a segurança, alentando seus esforços para garantir a paz e promover o estado de direito que anseiam todas as pessoas de boa vontade".

Os protestos da população muçulmana contra a publicação das caricaturas do profeta Mahoma, voltaram-se na cidade de Maiduguri contra a minoria cristã. Este fim de semana 30 igrejas católicas e vários comércios, cujos proprietários eram cristãos, foram incendiados e pelo menos 15 pessoas foram assassinadas.