A Cátedra João Paulo II da Pontifícia Universidade Católica Argentina  Santa Maria dos Buenos Aires, apresentó o programa do Congresso Internacional sobre a encíclica Veritatis Splendor que se realizará nesta capital de 23 a 25 de setembro.

Dez anos após sua publicação, o Congresso refletirá sobre “a questão da Verdade, que marca nossa cultura pós moderna”, e que “é uma das linhas fundamentais que percorre toda  a obra de João Paulo II ao longo de sua vida”.

Segundo os organizadores, “a carta encíclica Veritatis splendor reúne seu pensamento sobre tal questão, no marco cultural e eclesial atual, em referência aos próprios fundamentos da moral e da reflexão teológica sobre os mesmos”.

As reflexões, informaram, versarão sobre quatro âmbitos centrais:

  • A dimensão eclesial da moral, entendida como morada (ethos) teologal na qual se forma e atua o sujeito moral.
  • O nexo entre a Liberdade e a Verdade chave para uma reta compreensã e atuação da  liberdade.
  • O vínculo entre a Fé e a Vida, raiz e fundamento da relação liberdade - verdade.
  • A dimensão social-comunitária da moral, entendida como morada (ethos) humana na qual se forma e atua a pessoa humana.

Na quinta-feira, 23 de setembro, será oferecida a conferência “Os imperativos morais da vida em Cristo" a cargo de Dom Angelo Amato; além de um painel sobre "Os fundamentos antropológicos da moral na Veritatis Splendor", "A Igreja, esposa de Cristo e Templo do Espírito para glória do Pai, fundamento da vida moral das pessoas e das comunidades" e "Jesus, morto e ressuscitado, síntese vivente e pessoal da perfeita liberdade para a Igreja e o mundo". Estas intervenções serão oferecidas por Dom José Angel Rovai, e os professores Livio Melina e Réal Tremblay.

Na sexta-feira, dia 24 de setembro, o programa inclui uma video-conferência sobre "A perspectiva teológica de Veritatis Splendor" a cargo do Cardeal Angelo Scola. Também haverá um painel que incluirá os temas "Cristologia e moral na Veritatis Splendor", a cargo de Dom Antonio Marino; "A relação entre liberdade e natureza humana, com especial atenção ao lugar que tem o corpo humano nas questões de lei natural" a cargo do Prof. Jean Laffite; "A pessoa e o bem  no ato  moral" a cargo do Prof. Juan José Pérez Soba; "Liberdade e  Verdade no pensamento cristão e na modernidade" a cargo do Prof. Francisco Leocata

Nesse mesmo dia haverá a vídeo-conferência "A lei natural na Veritatis Splendor como fundamento universal da verdade na liberdade" a cargo do Cardeal Georges Cottier; e um painel sobre "A relação entre a Fé e a Moral ma Veritatis Splendor" com Dom Eduardo Mirás; "Originalidade da fé como novo critério de interpretação e atuação para a existência pessoal, familiar e social", com o professor Ángel Rodríguez Luño; e "O seguimento de Cristo, fundamento essencial e original da moral cristã” com o Prof. Juan de Dios Larrú.

No Sábado, 25 de setembro haverá a conferência "A pastoral da saúde na Veritatis Splendor" a cargo do Cardeal Javier Lozano Barragán; o painel "O martírio, exaltação da  santidadade inviolável da  lei de Deus" a cargo de Dom Estanislao E. Karlic; "A verdade como problema político" do Prof. Jaroslav Merecki; "A eleição fundamental e os comportamentos concretos" de Frei Domingo Basso, O.P. e "a dimensão teologal na Veritatis Splendor" do Prof. Fernando Ortega.

As Palavras de encerramento do evento estarão a cargo do Cardeal Jorge Mario Bergoglio, Arcebispo de Buenos Aires.

Para inscrições e maior informação dirigir-se ao e-mail: ines_franck@uca.edu.ar