250 mil fiéis de todo o mundo acompanharam os restos de Irmã Lúcia, a última vidente das aparições marianas de 1917, do convento carmelita da Santa Teresa de Coimbra até a Basílica do Santuário de Fátima, em Portugal.

No início da Missa houve uma homenagem aos três pastores: Lúcia, Jacinta e Francisco, a quem a Virgem apareceu em Fátima em 1917, e que voltam a estar juntos, depois do traslado de Irmã Lúcia, que faleceu em 13 de fevereiro de 2005 aos 97 anos.

Com lenços brancos e fortes aplausos, milhares de pessoas receberam os restos da vidente na Basílica do Santuário. Na tumba da religiosa se pode ler a seguinte inscrição: "Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado - A quem Nossa Senhora apareceu".

Durante a homilia da Missa celebrada para a ocasião, o Bispo de Leiria, Dom Serafín Ferreira, chamou os presentes a construir um "reino de verdade, de justiça, de amor e de paz". Lembrou também que a irmã Lúcia era "exemplo de coragem" e agradeceu seu "testemunho e fidelidade" à Igreja.

Entre os peregrinos presentes, os espanhóis eram os mais numerosos entre os estrangeiros, seguidos de perto pelos irlandeses.