O Bispo do Colón, Dom Audilio Aguilar, assinalou recentemente que a principal missão da comunidade católica local é a "evangelização dos jovens e as famílias".

Conforme informa a agência Fides, o Prelado panamenho disse que com esta finalidade se organizaram encontros diocesanos "para propor um caminho de fé e vemos uma sensibilidade e um desejo de aproximar-se de Deus que nos faz abrigar muitas esperanças".

Dom Aguilar considerou a situação da Igreja no Panamá e explicou que se encontram "em um contexto social que se deteriorou e que apresenta problemas como são a violência, a desintegração das famílias, a criminalidade, a indiferença. Por isso, nossa missão hoje é ensinar a toda pessoa que pode ser melhor, com o olhar em Cristo, que a resposta a suas expectativas mais profundas é Cristo. daqui nasce a urgência de evangelizar".

Do mesmo modo, o Bispo do Colón indicou o desafio que apresentam a difusão das seitas protestantes e a falta de resposta ao chamado vocacional, principalmente entre os jovens. Mais adiante reconheceu a importância da contribuição dos leigos na pastoral das diversas comunidades, constituindo uma grande ajuda para sacerdotes e religiosos.

Dom Aguilar disse também que "a comunidade católica se dedica muito ao apostolado da caridade, administrando hospitais e casas de acolhida para doentes de AIDS, idosos, dependentes químicos, também para crianças órfãs ou doentes", por isso é muito reconhecida e agradecida pela população.

Finalmente, o Prelado panamenho assinalou que "frente às dificuldades econômicas, sociais, políticas, a Igreja é um ponto de referência contra o relativismo doutrinal e moral, para a defesa dos marginalizados e os que sofrem, pela luta contra a pobreza e injustiça, pela tutela da vida e da família".