No segundo ataque sacrílego registrado em menos de uma semana no país, criminosos não identificados mutilaram as mãos e a coroa de uma imagem Mariana na igreja de Los Cámbulos, localizada no departamento de Risaralda.

O policial Reinaldo Rojas Suárez, da região de Dosquebradas, onde se encontra a igreja, informou que aparentemente os vândalos "entraram na igreja pelo teto à tarde, e além de quebrar a imagem da Virgem, destruíram o sino para a consagração da Eucaristia".

Acrescentou que "por agora não há pistas dos autores do sacrilégio, já que no lugar nenhuma mensagem foi pintada, como costumam fazer os realizam este tipo de atos por motivações religiosas".

Por sua vez, o Padre Rodrigo Hurtado Gil, pároco de Los Cámbulos, assinalou que "embora o dano à imagem da Virgem seja inconcebível, apenas a possibilidade de profanar o sacrário teria sido bestial".

Há alguns dias a imagem do Senhor dos Milagres de Buga de uma igreja em Espinal (Tolima) conseguiu se salvar das chamas ao ser extraída rapidamente de um incêndio perpetrado por um grupo não identificado.