A imagem do Senhor dos Milagres de Buga de uma igreja em El Espinal (Tolima) conseguiu ser salva das chamas ao ser retirada rapidamente de um incendio perpetrado por um grupo de desconhecidos.

Segundo os bombeiros, o incêndio na igreja de Nosso Senhor dos Milagres iniciou a altas horas da noite quando não havia ninguém no imóvel. Devido a que a construção era de madeira e o teto de palha se consumiu com muita rapidez.

Em declarações a uma rádio local, o pároco Juan Pablo Betancourt Rodríguez, confirmou que os bandidos que cometeram este crime caíram em excomunhão e acrescentou que "todo o ocorrido não o desanima, mas bem o enche de força porque apesar de quase tudo ter queimado, Cristo continua vivo".

O sacerdote lembrou que não é a primeira vez que este Cristo sai das chamas, já que há cinco séculos, em Buga, "durante um incêndio, uma indígena o tirou do fogo, colocou-o em um lugar especial, e ele se restaurou sozinho".

Por sua vez, o Bispo de El Espinal, Dom Abraham Escudero, reconheceu não saber os motivos dos acontecimentos e acrescentou que possivelmente "foram cometidos por pessoas drogadas ou com mentalidade satânica".

"Não sabemos o que há por detrás de tudo isto nem o que procuravam. Isto deve ser investigado porque não acredito que corresponda a dois drogados, pode haver muitos interesses criados desde muitos ângulos", indicou

Rodolfo Ávila, um vizinho do bairro, lembrou que "foram momentos de intensa comoção. Era como se o povo estivesse ficando sem Deus. Saí e vi a igreja abrasada em chamas, entrei, tirei alguns bancos e duas imagens, mas pelo resto não pude fazer nada", comentou.

O Padre Betancourt fundou a igreja do Senhor dos Milagres em 14 de dezembro de 2004 e desde então uma grande quantidade de fiéis assistiam às missas durante toda a semana.