O Vice-presidente da Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), Dom Roberto Lückert, anunciou que os bispos do país analisarão o convite do oficialismo e a oposição para que integrem o chamado Comitê de Postulações, uma nova instância consultiva do Conselho Nacional Eleitoral.

"A CEV escutou com muita atenção as colocações que nos propuseram ontem, tanto do Movimento V República, como do Primeiro Justiça e do Partido Pátria para Todos, no fato de que nós pudéssemos participar desse grupo consultivo do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) para obter os cinco lugares do novo CNE", declarou Dom Luckert à Rádio Unión.

O também Arcebispo de Coro indicou que, logo depois das reuniões com alguns dirigentes de partidos políticos, iniciarão uma consulta para observar a pertinência ou não de sua participação no Comitê de Postulações.

Acrescentou que para os bispos, "este CNE está esgotado, as pessoas perderam a confiança no instrumento primário de uma democracia, como é o voto, em 4 de dezembro foi um protesto silencioso mas protesto nacional, de desconfiança total do árbitro e que portanto, o mais breve possível essa equipe deverá ser mudada".