O Arcebispo de Madri e presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), o Cardeal Antonio María Rouco, convidou a lançar neste período de férias um “olhar retrospectivo” sobre a existência cotidiana para um possível "retificação ou mudança de rumo” à luz de nossa vocação própria.

Em sua habitual alocução semanal na Rede de rádio COPE, o Arcebispo lembrou que as férias, além de ser um tempo "propício para o descanso e para a mudança do ritmo habitual de vida",  se presta também "para o olhar retrospectivo sobre os acontecimentos que foram  tramando e determinando o fio de nossas vidas no curso passado", a fim de   valorizá-los frente a uma possívela "retificação ou  mudança de rumo na nova etapa depois do período de férias".

Nas horas de  descanso, disse o Cardeal, não é estranho que nos proponhamos "nossa existência diária", pessoal, familiar e profissional, e "nos perguntemos por seus acertos ou fracassos".

“Se não nos fechamos à voz de Deus, nos proporemos "se estamos vivendo nosso presente e projetamos nosso futuro de acordo com a vocação recebida como pessoas e como cristãos".

Segundo expicou o Purpurado, “definitivamente, o problema do homem, ao enfrentar a tarefa inadiável de  modelar  e basear sua existência com o objetivo de uma felicidade plena e sem fim, é o de colocar a serviço de sua  vocação divina toda sua liberdade, sua memória, seu entendimento e toda sua vontade, todo seu haver e possuir; e o de saber que Ele nos  deu tudo e a Ele deve  retornar".

O Cardeal Rouco disse também  que o tempo de  férias pode nos resultar extraordinariamente útil para nos    perguntarmos pela forma de enfocar e  conduzir nossa  vida à luz da fé, com a serenidade e fortaleza da esperança, com o ardente impulso da caridade".

Para isso, basta "adotar a atitude da humilde acolhida da graça, de saber permanecer na oração íntima ao lado do Mestre, de buscá-lo  nos Sacramentos da Penitência e da Eucaristia", disse o Arcebispo.