Em resposta a alguns candidatos presidenciais e ao congresso que se manifestaram a favor da distribuição da pílula do dia seguinte no Peru, o Bispo de Callao, Dom Miguel Irízar, assegurou que até o momento as diversas pesquisas científicas não puderam descartar que o fármaco não atente contra o concebido.

"A Igreja no mundo tem razões suficientes para afirmar que essa pílula pode atentar contra a vida de um concebido porque existe o risco de que a substância não permita que o embrião anide nas paredes do útero materno", acrescentou o Prelado.

Por sua vez, o ginecologista Paul Ramos, assessor do Episcopado em temas de saúde, assinalou que para a Igreja e a ciência sempre esteve claro que a vida começa com a fecundação e esclareceu que os cientistas até o momento não puderam negar a existência do potencial efeito abortivo da chamada "Anticoncepção Oral de Emergência".

"Do ponto de vista científico, a pílula do dia seguinte tem uma objeção clara e portanto sua distribuição não pode ser viável", anotou.