A congregação de religiosos salesianos fundada por Dom Bosco celebrou cem anos de presença a serviço dos jovens na China.

Conforme informa a agência Fides, o Reitor Maior da congregação, Dom Pascual Chávez, visitou recentemente as diocese de Hong Kong e Macau, esta última acolheu há um século os primeiros Salesianos conduzidos pelo sacerdote Luigi Versiglia, onde ainda hoje realizam um grande serviço evangelizador.

O tema central da visita foi "a unidade da família Salesiana a serviço dos jovens da China", de modo particular dos mais pobres.

Na cidade de Hong Kong, o reitor acompanhado pelo provincial salesiano da região, Dom Savio Hon, reuniu-se com os religiosos e os jovens alunos das instituições Salesianas, confirmando o compromisso da Congregação no crescimento e o desenvolvimento da juventude na China.

Para celebrar o centenário da presença salesiana em Macau, Dom Pascual Chávez se reuniu com mais de dois mil jovens no Yuet Wah College, que em companhia do Bispo local, Dom Joseph Lau, celebraram a ocasião com orações, cantos e danças tradicionais. Dom Chávez convidou os jovens chineses a serem sensíveis ao voluntariado e depois respondeu a suas perguntas, exortando-os a sempre seguir o exemplo de Dom Bosco e a considerar a eleição de vida salesiana.