O Papa Bento XVI recebeu hoje vários jovens na Basílica Vaticana e se dirigiu à Sala Paulo VI onde lembrou que o amor de Deus é fonte de alegria e os escolhidos de Deus são aqueles puros e simples de coração.

O Santo Padre recebeu na Basílica de São Pedro um numeroso grupo de estudantes italianos e membros da família religiosa Frères de Saint Jean, a quem convidou a ter presente que "é o amor de Deus a fonte e o motivo de nossa verdadeira alegria" e "compreender e acolher este Amor que muda a vida e os faz testemunhos do Evangelho".

No Sala Paulo VI, frente aos milhares peregrinos, o Papa meditou sobre o "Magnificat", terminando deste modo o ciclo de catequese sobre os Salmos e os Cânticos, iniciado pelo Papa João Paulo II em abril de 2001.

Depois de recordar seu predecessor como alguém "inesquecível" fez notar como o Magnificat "é um canto que revela a espiritualidade dos anawim bíblicos, quer dizer, daqueles fiéis que se reconhecem pobres não só no desapego de toda idolatria da riqueza e do poder, mas também na profunda humildade do coração, despido da tentação de orgulho, aberto à interrupção da graça salvadora divina".

Referindo-se ao primeiro movimento disse que "é um tipo de voz solista que se eleva para o céu para alcançar o Senhor. A alma da oração é, então, a celebração da graça divina que irrompeu no coração e na existência da Maria, fazendo-a Mãe do Senhor".

"Este testemunho pessoal –continuou o Pontífice– não é solitário e intimista, porque a Virgem Mãe é consciente de ter uma missão a cumprir para a humanidade e seu percurso se insere no interior da história da salvação".

Em seguida, fez menção ao segundo movimento, "poético e espiritual", que "tem uma tonalidade mais coral, como se a voz da Maria se associa àquela de toda a comunidade de fiéis que celebram as opções fundamentais de Deus".

Deste modo fez notar como o projeto de Deus "é freqüentemente escondido sob o terreno opaco dos acontecimentos humanos que vêem triunfar sobre os ‘soberbos, os potentes e os ricos’. Entretanto sua força secreta está destinada a revelar-se para mostrar quem são os verdadeiros eleitos de Deus… a comunidade do povo de Deus que, como Maria, está constituída por aqueles que são ‘pobres’, puros e simples de coração".

Citando Santo Ambrósio, o Papa Bento XVI disse: "que em cada um seja a alma de Maria a glorificar ao Senhor, que em cada um seja o espírito de Maria a exultar em Deus. A alma da Maria glorifica ao Senhor, e seu espírito exulta em Deus, porque, consagrada com a alma e com o espírito ao Pai e ao Filho, ela adora com devotado afeto um só Deus, do qual tudo provém, e a um só Senhor, em virtude do qual existem todas as coisas".

Terminada a catequese e as respectivas traduções o Santo Padre entoou o Pater Noster e deu sua Bênção Apostólica.