Por ocasião do IX Conselho Mundial de Igrejas de Genebra (CMI) que está sendo celebrado na cidade brasileira de Porto Alegre de 14 a 23 de fevereiro, o Papa Bento XVI voltou a expressar seu desejo de que chegue "o dia quando os cristãos se unam na proclamação a todos da mensagem evangélica de salvação".

Em uma mensagem dirigida ao Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper, o Santo Padre escreve que "conscientes de nossa fé batismal comum em Deus Trino, a Igreja Católica e o Conselho Mundial de Igrejas procuram formas de cooperação ainda mais efetivas na tarefa de testemunhar o amor de Deus".

"Depois de 40 anos de colaboração frutífera, esperamos prosseguir este caminho prometedor e de esperança enquanto intensificamos nossos trabalhos para alcançar o dia quando os cristãos se unirão na proclamação a todos da mensagem evangélica de salvação", diz o texto em inglês.

Por último, o Papa garante sua proximidade espiritual aos participantes na reunião e reafirma "a intenção da Igreja Católica de continuar uma sólida colaboração com o Conselho Mundial de Igrejas".

Assembléia no Brasil

O CMI celebra em Porto Alegre a IX assembléia geral com o tema "Senhor, em tua Graça, transforma o mundo". O Cardeal Kasper participará da sessão inaugural do encontro.

A assembléia é o órgão de governo mais importante do CMI e é convocada a cada sete anos. Participam desta edição três mil pessoas, que incluem mais de 700 delegados das 340 comunidades eclesiásticas filiadas ao CMI, de outras comunidades que não são membros e de organizações associadas a este organismo.

O bispo Brian Farrell, Secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, lidera a delegação católica oficial. Embora não seja membro do CMI, a Igreja Católica colabora de diversos modos com este.