O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, insistiu aos fiéis mexicanos a incursionar na política e aplicar dessa maneira os ensinamentos da Igreja nas diversas legislações e ações governamentais.

Depois de concluir a Missa dominical na Catedral Metropolitana, o Cardeal assinalou que "todos os fiéis estão chamados a assumir o compromisso pela edificação do bem da sociedade mediante ações políticas concretas que passam pelo complexo mundo das opiniões, os debates, os partidos políticos e a participação ativa nas eleições".

Acrescentou que os fiéis "têm o direito e o dever de iluminar todos os campos da esfera pública com a luz do Senhor e os princípios do Evangelho".

O Cardeal Rivera lembrou que todos na Igreja "estamos chamados a impulsionar o crescimento integral e a dignificação da Nação", mas que é aos leigos a quem corresponde propor "ações concretas que visam o melhor para a pátria".

Finalmente, o Arcebispo do México pediu aos eleitores se exercitarem em um discernimento responsável e equilibrado para analisar as diversas propostas políticas deste ano eleitoral, "tendo em conta que a coerência não nos permite dissociar nosso discernimento dos princípios de Cristo".