A Sala de Imprensa da Santa Sé informou que o Papa Bento XVI nomeou hoje Vigário Apostólico de Chaco Paraguaio ao sacerdote salesiano Edmundo Ponziano Valenzuela Mellid, elevando-o ao mesmo tempo à dignidade episcopal.

Dom Valenzuela nasceu em 1944 na cidade e diocese de Villarrica do Espírito Santo, Paraguai. Estudou filosofia na Argentina e concluiu seus estudos teológicos na Pontifícia Universidade Salesiana de Roma, onde neste ano obteve o doutorado em Ciências da Educação.

O novo Prelado pronunciou os votos perpétuos em 1968 e foi ordenado sacerdote em 1971.

Foi responsável pelos estudos no Seminário Menor de Ypacarai, diretor do pós-noviciado, delegado provincial pastoral juvenil e reitor do Colégio Salesiano, estes últimos cargos na capital paraguaia.

Além de ter sido vigário da Província Salesiana no Paraguai, Dom Valenzuela se desempenhou como secretário da Comissão Episcopal para a Educação. Entre 1992 e 2006, o Prelado foi missionário em Angola, onde foi vigário paroquial, vigário da comunidade salesiana, diretor e pároco da missão salesiana em Lwena, Angola.

O Vicariato Apostólico Chaco Paraguaio tem uma superfície de 96 mil quilômetros quadrados e uma população de 18 mil habitantes, todos católicos. Para a atenção pastoral do vicariato, Dom Valenzuela conta com a colaboração de cinco sacerdotes e oito religiosos.