O Presidente do Instituto de Política Familiar da Espanha, Eduardo Hertfelder, revelou à agência vaticano Fides, que o recente Foro Ético Mundial celebrado no México "marca o despertar de um movimento social global sem precedentes entre pessoas e organizações que põem a pessoa e sua dignidade no centro de seus objetivos".

Os organizadores do Foro ratificaram a vigência da ética como norma fundamental de conduta no espaço publico nacional e global, ao apresentar as conclusões do evento realizado no fim de janeiro.

Entre suas conclusões, o Foro promove que "toda lei ou política pública que atente contra um direito humano fundamental não tem legitimidade, embora tenha sido passada em votação democrática legislativa".

Além disso alentaram a necessidade de gerar políticas públicas com perspectiva de família e aprovar leis que assumam a instituição do matrimônio como uma união entre um homem e uma mulher e protejam a vida humana desde o momento da fecundação.

Finalmente, os participantes do Foro Ético Mundial exortaram os jovens a viver em congruência com os valores éticos universais que são os únicos capazes de provocar um benefício comum o ser humano.