O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Mexicana (CEM) concordou em dialogar com os candidatos presidenciais para conhecer suas propostas e apresentar suas inquietações em relação à defesa da vida, a liberdade religiosa, a falta de segurança, a pobreza, entre outros temas.

Conforme informou a imprensa local, a reunião com os candidatos presidenciais seria em abril, no marco da 81º Assembléia Ordinária da CEM. Em 28 de março, em outra reunião do Conselho Permanente, será decidido o tempo de participação de cada candidato e o formato de apresentação. A idéia é que todos se pressentem no mesmo dia.

O Conselho Permanente está integrado pelo Presidente, Vice-presidente, Secretário e Tesoureiro geral da CEM, Dom. Rábago, Dom. Suárez Inda, Dom. Aguiar Retes e Dom. Garza Treviño, respectivamente, além dos 15 representantes pastorais do país.

Como antecipação do diálogo, o Conselho já se reuniu com Manlio Fabio Beltrones, do PRI, representante do candidato do mesmo partido, Roberto Madrazo Pintado.

Após o encontro, Beltrones manifestou que seu partido se interessa que os bispos conheçam o pensamento de seu candidato, e acrescentou que na reunião "compartilharam pontos de vista que nos fazem descobrir que os problemas (do México) e nossas preocupações são as mesmas, mas expressas de maneira distinta".