O Observador Permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, Dom Celestino Migliore, pediu à comunidade internacional redobrar seus esforços para combater a pobreza extrema que ainda afeta 21 por cento da população mundial.

Ao intervir na 44º sessão da Comissão para o Desenvolvimento Social do Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC), Dom Migliore reconheceu que a percentagem da população mundial que vive em condições de pobreza extrema caiu, entre 1981 e 2001, de 40 para 21 por cento, mas "ainda em muitos países e povos se registram altos níveis de pobreza".

O Arcebispo pediu à comunidade internacional que redobre seus esforços para erradicar a pobreza, centrando-se em três objetivos ligados entre si: "melhorar as condições do comércio, duplicar a ajuda ao desenvolvimento e potencializar a comutação da dívida".

"A experiência de alguns países em desenvolvimento, sobretudo na Ásia, demonstra que não há uma rápida redução da pobreza sem um crescimento econômico sustentável onde os pobres tenham acesso à partilha de benefícios. Por isso, é preciso incentivar e ajudar os responsáveis por esses países para que ponham em prática políticas que permitam que suas nações alcancem percentagens de crescimento muito mais altas que os obtidos desde o ano 2000", explicou.