O presidente do Instituto de Política Familiar (IPF), Eduardo Hertfelder, qualificou como uma medida insuficiente o anúncio do Ministro do Trabalho e Assuntos Sociais, Jesus Caldera, da criação do Conselho Estatal de Políticas Familiares porque isto não muda a ineficiente política familiar exposta pelo Governo nos últimos anos.

"Isto é só um primeiro passo no qual acreditam deve ser uma reorientação drástica da até agora quase nula política familiar do PSOE", indicou. Hertfelder explicou que para que esta medida seja realmente eficaz deve estar acompanhada de outras medidas prometidas e até agora tampouco cumpridas pois do contrário este Conselho "ficaria simplesmente como uma medida sem nenhum tipo de repercussão para a família".

O presidente do IPF lembrou que a instituição que preside vinha exigindo insistentemente do Governo a criação de um Conselho Estatal de Políticas Familiares, assim como uma Secretaria de Estado de Políticas Familiares, uma dotação orçamentária "convergente" com a média européia e um plano integral de apóio à família 2006-2009.

O Ministro Jesus Caldera aprovou a criação do Conselho Estatal de Políticas Familiares dois anos depois do início do atual regime.