Na cidade de Adelaide, na Austrália, estão sendo finalizados os últimos detalhes para a celebração da 14ª Jornada Mundial dos Doentes, que se realizará no próximo 11 de fevereiro sob o tema "Saúde mental e dignidade humana".

O Papa Bento XVI escolheu a cidade como sede da Jornada e em dias passados explicou que nesta ocasião "a Igreja deseja inclinar-se com particular solicitude sobre as pessoas que sofrem, chamando a atenção da opinião pública sobre os problemas ligados à dificuldade mental, que afeta um quinto da humanidade e constitui uma real e verdadeira emergência sócio-sanitária".

O Arcebispo de Adelaide, Dom Philip Wilson, enviou aos fiéis uma carta pastoral na qual lembra que "o tema da Jornada expressa nossa profunda convicção do valor supremo da vida humana e do respeito devido a cada pessoa, independentemente de seu estado de saúde. É uma oportunidade para refletir sobre a presença de Deus em cada um de nós. Representa também uma ocasião, oferecida aos que trabalham no campo da pastoral da saúde, para refletir sobre o próprio trabalho, que pode ser vivido como continuação da missão curativa de Jesus".

O enviado da Santa Sé é o Cardeal Javier Lozano Barragán, Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde, que logo depois de sua chegada a esta cidade visitou os pacientes do hospital católico "Calvary Health Care". Intervirá em um Simpósio organizado pela Igreja local para refletir sobre o tema da Jornada, dando início às atividades que concluirão com a Missa que será presidida na Catedral dedicada a São Francisco Xavier.

Indulgência plenária

O Papa concederá a indulgência plenária aos doentes, a seus cuidadores e a todos os fiéis que participarem de alguma das cerimônias previstas, os mesmo às pessoas que ajudarem os doentes, ou os que rezarem por estes, conforme o estabelecido no decreto da Penitenciária Apostólica.

Segundo o documento, "conceder-se-á indulgência plenária aos fiéis que, com as condições habituais –confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Papa– e com ânimo afastado de qualquer pecado", participarem da cerimônia na catedral de Adelaide ou em outro lugar estabelecido pela autoridade eclesiástica em qualquer cerimônia sacra celebrada para implorar a Deus pelos objetivos da Jornada Mundial dos Doentes.

Do mesmo modo, acrescenta que também se concederá a "todos os fiéis que nos hospitais públicos ou em casas privadas ajudarem caritativamente como ‘bons samaritanos’ aos doentes, especialmente àqueles que por problemas mentais requerem mais paciência, diligência e atenção, e que, por causa de seu serviço, não possam participar das cerimônias indicadas", assim como aos que "nesse dia prestarem generosamente, ao menos durante algumas horas, sua ajuda caridosa aos doentes". Também obterão a mesma indulgência plenária os fiéis que "por doença, idade avançada ou razões parecidas, não possam tomar parte nas cerimônias indicadas".

"A Indulgência parcial –conclui o decreto– conceder-se-á, além disso, a todos os fiéis que, de 9 a 11 de fevereiro, rezarem com coração contrito a Deus misericordioso para implorar essas finalidades em ajuda dos doentes".