O Arcebispo de Assunção, Dom Pastor Cuquejo, exortou a todos os fiéis e inclusive aos não crentes, a ler a primeira Encíclica do Papa Bento XVI, "Deus Caritas est".

Dom Cuquejo aconselhou a leitura da Encíclica e pediu que se "medite e reflita com muita serenidade para poder captar a profundidade do sentido do amor e como o amor pode ser vivido em todas as dimensões da vida humana e da sociedade".

Do mesmo modo, o Prelado explicou que se trata de uma carta dirigida a toda a Igreja no mundo, mas também às pessoas de boa vontade e ainda aos não crentes. "Com esta carta Bento XVI pretende pôr alguns fundamentos básicos da essência da Igreja. É uma carta praticamente constitutiva do elemento essencial da vida cristã, por isso esta carta se chama ‘Deus é Amor". É essa a grande experiência que João o Evangelista teve de seu Mestre quando o seguiu durante esses três anos e em seguida transmitiu sua experiência às primeiras comunidades onde ele tinha vivido", ressaltou.

O Arcebispo de Assunção ressaltou as implicâncias do documento para os tempos atuais, especialmente "em um mundo que levou o conceito do amor a muitas banalidades, que deteriorou grandemente o sentido profundo do amor, do modo como se vê na palavra de Deus e como o constata também a razão reta da pessoa humana".

Dom Cuquejo lembrou também que "o amor deve chegar ao ponto do compartilhar a profundidade da pessoa e compartilhar não só um sentimento, mas também toda uma vida, o que vai desembocar no que se chama o amor de Deus compartilhado ou o ágape, o amor que se manifesta na comunidade com a roupagem da solidariedade. A solidariedade é o amor compartilhado".