O Bispo de novo Laredo e Presidente da Comissão para os Leigos da Conferência Episcopal Mexicana, Dom Ricardo Watty, assinalou que no proximo 2 de julho os mexicanos devem escolher a um presidente que "promova os valores e a justiça social e combata o narcotráfico e a corrupção".

Conforme informa a edição online de El Universal, o Prelado indicou em entrevista coletiva que "neste ano eleitoral urge uma manifestação decidida, expressa no voto, do país que queremos". "O desencanto não pode ser a nota distintiva de nosso tempo, a apatia não pode ser a resposta aos problemas e a abstenção não fortalece a cultura da democracia e seria um sinal de irresponsabilidade", acrescentou.

Para o Bispo de novo Laredo, os católicos do país "têm a grande tarefa de contribuir, com os valores do Evangelho, à construção da vida social e política do país" e agora "é tempo de participação e compromisso, de fé e esperança e de presença e ação".

Dom Watty disse também que os bispos não pretendem "influenciar na consciência política" dos mexicanos, nem "recomendar ou desqualificar um ou outro candidato", mas sim alentar os cidadãos a "fortalecerem a democracia".