Quando o mundo ainda não se recupera da consternação pelo assassinato de um sacerdote italiano neste domingo na Turquia, outra tragédia enche a Igreja e a comunidade internacional de profunda dor, desta vez pela "trágica morte" de um sacerdote jesuíta assassinado no sábado em Burundi, África central. O Papa Bento XVI expressou sua "profunda dor" e pede que se renuncie definitivamente a estas ações de morte.

Em nome do Santo Padre, o Secretário de estado Vaticano, Cardeal Angelo Sodano, enviou um telegrama de pêsames ao Núncio Apostólico em Burundi, Arcebispo Paul Gallagher, pelo assassinato do Pe. Elie Koma, no sábado passado, 4 de fevereiro, na região ocidental de Bujumbura.

"Ao saber da trágica morte" do sacerdote jesuíta, "o Santo Padre me encarregou que expressasse a todos os membros de sua família e a seus irmãos jesuítas sua profunda dor", indica o Cardeal.

Mais adiante, assinala que "o Papa reza fervorosamente ao Senhor da Vida pelo defunto e por todos os que estão de luto, dá graças pela obra que realizou o Pe. Koma a serviço do crescimento espiritual de todas as pessoas que se beneficiaram de seu apostolado".

No telegrama, o Secretário de estado afirma que "Sua Santidade exorta também a todos os que continuam cometendo atos de violência a que renunciem definitivamente a estas ações de morte, para permitir que todos os habitantes do país vivam em paz e segurança".

"Confiando à solicitude materna de Maria aos que se uniram na fé para a celebração das exéquias –prossegue o Cardeal Sodano– o Santo Padre envia, como sinal de consolo, uma especial bênção apostólica, para que Deus lhes conserve na paz e na esperança".