A fim de debater aspectos científicos e bioéticos do embrião humano antes da implantação, a Pontifícia Academia para a Vida celebrará no Vaticano, de 27 a 28 de fevereiro próximos, um congresso ao qual seguirá a XII assembléia geral desse organismo.

O simpósio, que se realizará na Sala Nova do Sínodo no Vaticano, terá como tema "O embrião humano antes da implantação. Aspectos científicos e considerações bioéticas".

O congresso será aberto por Dom Elio Sgreccia, Presidente da Academia para a Vida e contará com a participação do Cardeal Javier Lozano Barragán, Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde, que dissertará sobre "A cultura da morte contra a cultura da vida nos ensinamentos da Evangelium vitae".

Serão abordadas nas sessões, entre outros temas, o desenvolvimento do embrião pré-implantatório, o diagnóstico pré-natal e pré-implantatório, o estatuto bio-antropológico do embrião pré-implantatório. Em 28 de fevereiro haverá uma mesa redonda sobre a questão "O embrião é pessoa?".