Um diretor espanhol está finalizando um projeto muito especial: Um DVD que inclui um relato em desenhos animados e um documentário sobre a vida do Papa João Paulo II, realizados com o apoio da Igreja no país e cuja estréia mundial está programada para o dia 2 de abril próximo, no primeiro aniversário do trânsito do Pontífice à Casa do Pai.

O diretor de "João Paulo II: O amigo de toda a Humanidade" é José Luis López-Guardia, Cavin Cooper, diretor de cinema de animação, colaborador do Disney, produtor executivo de Cavin Cooper Productions, empresa catalã especializada em áudio-visuais infantis.

O início da história, antecipada pelo jornal El Mundo, é eloqüente. "O Diário e a Pluma do Papa falam impacientes. Seu dono não chega. Faz uma hora que deveria estar anotando as impressões do dia. Mas o Pontífice não vem nem virá: morreu. Desconsolados, Diário e Pluma decidem contar ao mundo a vida do Papa Magno. Com a ajuda de Piccolo e Fiona, um casal de pombas. As pombas brancas que acompanharam o Papa Wojtyla durante toda sua vida e que velaram por ele, da janela do Vaticano, no dia de sua morte".

O diretor afirma que o filme de 30 minutos é "para toda a família e com um toque especial para as crianças e os mais jovens, tão familiarizados com a linguagem dos desenhos animados". López-Guardia espera que o filme "feito com todo o carinho e amor, seja também um tributo ao homem de Deus que transformou o mundo".

O DVD inclui um documentário também de meia hora elaborado em colaboração com o Centro Televisivo Vaticano, que segundo El Mundo, "João Paulo II narra a si mesmo" através de seus gestos.

O jornal relatou que a trilha sonora é composta pela música favorita do defunto Pontífice, com música folclórica polonesa, hinos militares do Exército russo, música clássica e, inclusive, alguma canção em espanhol, como a intitulada "Pescador de hombres".

"No vídeo aparece também um Papa esportista e até muito brincalhão. (...) Um jovem Wojtyla que ri, joga futebol, esquia, canta e chora", conta o jornal.

Espera-se que o filme se seja traduzido a quase todas as línguas do mundo. "É obvio, ao inglês, polonês, italiano, francês e espanhol. E ao catalão, basco e galego. Para que as pessoas possam apreciá-la em sua língua materna", declarou López-Guardia.