O Bispo de Añatuya, Dom Adolfo Uriona, declarou sua "total inocência" frente às acusações de "abuso desonesto" de uma jovem que viajava junto com ele em um ônibus entre a Mendoza e Córdoba.

Depois de vários dias de ocupar primeiras páginas em todo o país, o Bispo dirigiu uma mensagem a todos os fiéis da diocese de Añatuya na qual garante sua "total inocência frente ao que me imputaram".

"Estou profundamente em paz com minha consciência e Deus é testemunha disso. Isso sim, sinto-me muito machucado e experimento uma grande dor particularmente ao ver o modo com que maliciosamente se tergiversou a informação e em como se transmitiu. Pergunto-me consternado por que tanta falsidade?", assinalou.

O Prelado comentou que assume esta situação "como a Cruz que o Senhor me dá e lhe dou graaças porque me considerou digno de ser partícipe de seus sofrimentos".

Além disso, agradeceu de "coração as inumeráveis manifestações de solidariedade de gente de diversos lugares do país e ainda do estrangeiro, que me ligaram e escreveram para manifestar sua total confiança. Sei também que muitos leigos, quem me conhecem faz tempo que, comunicaram-se com os meios expressando sua incondicional adesão à minha pessoa. Estes gestos me emocionam e confortam o coração".

O Bispo da Añatuya também expressou confiança em que "esta humilhação e desonra que estou sofrendo em carne própria, à larga redunde em bem para o Povo de Deus".

No dia 2 de fevereiro, uma mulher cuja identidade não foi revelada, acusou o Bispo da Añatuya de "abuso desonesto". Disse ter acordado, no trajeto de sua viagem entre Mendoza e Córdoba, sobressaltada porque o homem que viajava a seu lado teria lhe tocado.