O Bispo de Querétaro, Dom Mario de Gasperín y Gasperín, denunciou que alguns meios de comunicação “descontextualizam as informações sobre a Igreja” e a apresentam como um “baluarte em retrocesso”.

Em declarações antes de celebrar a tradicional Missa em El Bosque –onde se reuniram mais de  14.500 peregrinos–, o Prelado explicou que “há um deterioro geral de valores e a Igreja como instituição em alguns meios de comunicação tem  sido violentamente agredida, por exemplo na doutrina sobre a justiça, sobre a vida sexual e matrimonial”.

“A Igreja   é apresentada como se   fosse um baluarte de retrocesso e, pelo contrário, por que a Igreja promove os autênticos e verdadeiros valores, a dignidade da pessoa, estabilidade do matrimônio que são os pilares da sociedade em  bem  da sociedade”, acrescentou o Bispo.

“O Papa –disse o Prelado– disse  claramente: a Igreja é defensora e promotora do homem e a dignidade da pessoa e desde aí deve-se construir a sociedade e não a partir das modas que vão surgindo a partir de interesses econômicos ou políticos e estamos nessa batalha”.

O Bispo ressaltou também que “certamente, a Igreja se sente agredida por alguns meios de comunicação pela maneira em que se dão algumas notícias e no contexto em que se dão e que vemos que em muitas ocasiões não se respeita nem o Santo Padre pois se comentam notícias de maneira desproporcionada. Esse é nosso sentir”.

A Igreja está a serviço da humanidade, da sociedade e vai oferecendo a doutrina de Jesus Cristo, pois na realidade não é fácil. A Igreja defende a dignidade da pessoa e a liberdade do homem  mas também uma liberdade limitada, pois são duas criaturas, por isso eu penso que sempre há um derroteiro e uma moderação que devemos observar, claro que isso não satisfaz o homem moderno que  tem apenas interesses econômicos, políticos ou de poder, e vem  aí um constante enfrentamento”, concluiu o Bispo.