O Cardeal Iván Dias, Arcebispo de Bombaim, qualificou o ataque ao Bispo de Vasai, Dom Thomas Dabre; e outros três sacerdotes por parte de integristas hindus; como "um ato de violência barbárica e injustificada".

Segundo a agência vaticana Fides, Dom Dabre e os sacerdotes estavam inaugurando um centro de acolhida para crianças em sua diocese quando foram atacados com pedras por parte de um grupo de integristas hindus.

"Estamos muito abalados pelo ataque contra o Bispo e os sacerdotes que estavam cumprindo uma missão humanitária", afirmou o Cardeal Dias e acrescentou que "este ato de barbárie e injustificado é uma desgraça para nossa cultura indiana apoiada no respeito e a tolerância e revela tristemente uma grave falta do senso de civilização democrática do grupo político-religioso que perpetrou a violência".

Do mesmo modo, expressou sua completa solidariedade e proximidade ao Bispo atacado. "Confio em que as autoridades possam tomar rapidamente medidas contra os autores deste ato criminal e adotem medidas adequadas para que não voltem a repetir-se episódios do gênero que prejudicam gravemente a harmonia social e danificam a natureza secular de nossa mãe pátria", destacou.

Segundo o sacerdote jesuíta Cedric Prakash, diretor do Centro Prashant para a defesa dos direitos humanos, os ataques "formam parte de uma campanha bem orquestrada para criar intimidação e medo entre os cristãos, com vistas ao Kumbh Mela, festividade hindu que ocorrerá na Índia de 11 a 13 de fevereiro".

As autoridades locais dispuseram uma investigação sobre os fatos e estão realizando comprovações para localizar os responsáveis.