O Papa Bento XVI nomeou como novo Bispo de Zárate-Campana o Dom Oscar Domingo Sarlinga, de 42 anos de idade, atualmente Bispo Auxiliar de Mercedes-luján na Argentina.

Dom. Sarlinga sucederá Dom. Rafael Eleuterio Rey, cuja renuncia ao governo pastoral foi aceita pelo Santo Padre por motivos de saúde. Até a tomada de posse do novo Bispo, permanecerá à frente de dita diocese como Administrador Apostólico.

O novo Bispo de Mercês-luján nasceu em Buenos Aires em 20 de maio de 1963. Depois de seus estudos escolares na província de Buenos Aires, estudou Direito na Universidade de Buenos Aires. Posteriormente entrou para o Seminário pela então diocese de Mercedes, tendo realizado os estudos eclesiásticos na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica Argentina, de Buenos Aires, e no Seminário Maior da Mercedes. Do mesmo modo, realizou estudos superiores de língua e literatura italiana, francesa, inglesa, alemão, português e outros idiomas.

Foi ordenado sacerdote em 1990 e destinado à catedral-basílica da Mercedes, onde atuou como vigário paroquial. Ocupou-se, entre outras muitas atividades pastorais, da catequese, os jovens, os doentes e a atenção pastoral dos bairros periféricos da cidade e de diversos povos de campo.

Licenciou-se em Direito Canônico na Pontifícia Universidade da Salamanca (Espanha) e em Teologia com orientação moral na Universidade do Friburgo (Suíça), onde também assistiu a cursos de Ecumenismo e diálogo inter-religioso e a cursos de pós graduação de Direito Canônico. Realizou na Suíça e Alemanha um intenso trabalho evangelizador.

Já de retorno à diocese de Mercedes-luján, em maio de 1996 foi nomeado Reitor do Seminário Arquidiocesano, cargo que desempenhou por mais de cinco anos. Em abril de 2000 foi nomeado Vigário Geral da arquidiocese.

Em abril de 2003 João Paulo II o nomeou Bispo Auxiliar de Mercedes-luján. Mais adiante Dom. Sarlinga obteve o doutorado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade da Santa Croce, em Roma.

A diocese do Zárate-Campana tem uma superfície quase seis mil quilômetros quadrados e uma população de 700 mil habitantes, dos quais 90 por cento se professam católicos.