Diversos líderes cristãos emitiram uma mensagem conjunta na qual fazem um chamado aos palestinos a viver em paz e a ser firmes e fortes; logo depois das eleições nas quais venceu o grupo muçulmano Hamas.

"Nossa mensagem –iniciam os líderes cristãos– é a mensagem de nossa fé e de nossa preocupação por todos. Alguns podem estar assustados ou com problemas devido a esta nova situação. Respondemos com as palavras de Jesus Cristo: ‘Não deixai que vossos corações estejam assustados ou aflitos; dou-vos minha paz, uma paz que o mundo não pode dar’ (Jo 14:27). ‘Sede fortes e mantenhais-vos firmes’ (Jo 1:9). Fazemos um chamado aos palestinos para que continuem contribuindo para a nossa história apesar dos obstáculos que se possam apresentar, internos e externos".

Em seguida, oferecem suas orações "por todos aqueles que nos governarão neste difícil período, e estendemos nossa cooperação para eles para o bem público e nacional. Pelas aspirações dos palestinos junto com a causa justiça e a paz obtida de maneira não violenta; em vista às relações internacionais; pelo cumprimento da lei e da total liberdade religiosa; especialmente também pelo bem nas áreas educativa e social".

Também fazem um chamado ao "governo do Hamas, seus membros e líderes", para que sejam guiados pela "mensagem de Nosso Senhor Jesus Cristo no Sermão da Montanha", e se remetam às bem-aventuranças como eixo de sua gestão.

Finalmente, pedem a Deus "que nos guie para o que é bom para todos e para esta Terra Santa com todos seus habitantes, palestinos e israelenses; sejam estes muçulmanos, cristãos ou judeus".

A mensagem está assinada por cinco patriarcas ortodoxos, o Padre Pierbattista Pizzaballa, custódio de Terra Santa; o Patriarca dos Maronitas, Dom. Paul Nabil Sayyah; o bispo Riah Abu O-Assal, da igreja episcopaliana de Jerusalém e do Oriente Médio; o chefe da igreja luterana, bispo Mounib Younan; entre outros.