O Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, anunciou que a Santa Sé decidiu que a beatificação do Padre Eustáquio se realizará no próximo dia 15 de junho em sua arquidiocese, lugar onde realizou seu trabalho missionário até o fim de sua vida.

Dom. Oliveira de Azevedo, recém-chegado de Roma, assinalou que logo depois de ser recebido em audiência pelo Papa Bento XVI, decidiu-se que "a celebração será presidida pelo Cardeal Saraiva Martins, Arcebispo de Lisboa e Prefeito da Sagrada Congregação para a Causa dos Santos". Do mesmo modo, anunciou que a cerimônia será no estádio Governador Magalhães Pinto, em 15 de junho às 16h. e se espera a participação de 80 mil fiéis.

O Arcebispo explicou que a escolha de Belo Horizonte tem um sentido pastoral, pois o Santo Padre quer valorizar as cidades e as pessoas dos lugares onde viveram os beatos.

Por sua vez, o Vice-postulador da causa de beatificação do Padre Eustáquio, o Padre Lúcio Dumont Prado, expressou sua alegria pela eleição desta cidade como lugar para a cerimônia e assinalou que os preparativos estão encarregados a uma comissão arquidiocesana.

Resenha biográfica

Nascido na Holanda em 1890, o Padre Humberto von Lieshout, que adotou Eustáquio como nome religioso, chegou ao Brasil como missionário da Congregação dos Sagrados Corações e pároco nas cidades de Romaria, Poá, lbiá e Belo Horizonte. Morreu aos 53 anos no Hospital Alberto Cavalcanti, vítima de tifo.

Em abril de 1942 assumiu a paróquia de São Domingos, e pouco tempo depois foi convocado à Casa do Pai, em 30 de agosto de 1943. Em 1949 seus restos foram transladadosram do cemitério para sua última paróquia, que fica no bairro Padre Eustáquio, assim chamado em sua homenagem.

Em 19 de dezembro último, o Papa Bento XVI assinou o decreto reconhecendo um milagre realizado por intercessão do Padre Eustáquio em maio de 1962 quando um sacerdote de Belo Horizonte, que sofria de um câncer na garganta, foi milagrosamente curado.