O Bispo de Málaga e Melilla, Dom Antonio Dourado Soto, afirmou que a comunidade cristã nesta cidade africana "é um exemplo para todos nós de amor, serviço e entrega ao próximo", porque atende a quem necessitar sem fazer distinção de raça ou credo.

Durante sua visita pastoral à Melilla, cidade cravada no norte da África, o Prelado disse que os fiéis testemunham que "a força do cristianismo se estende muito além da fé cristã", porque o católico "não entende de cor, raça, língua nem religião" e "estende seus braços amorosos a qualquer pessoa que passar necessidade".

Do mesmo modo, Dom Dourado se referiu à mensagem que dirigiu ao Presidente José Luis Rodríguez Zapatero e ao Vigário Episcopal de Melilla, Dom Antonio Ramos Ayala, sobre a situação da comunidade católica local.

No texto, afirmou que o tema da imigração é "um problema não resolvido e que se acusa principalmente nestes lugares com fronteira".

O Bispo realiza uma visita pastoral de cinco dias nos quais se encontrará com autoridades e representantes locais. No domingo presidirá uma Missa e se reunirá com um grupo de imigrantes.