Em uma carta por ocasião da Jornada Mundial de Vida Consagrada, o Bispo de Sigüenza-Guadalajara, Dom. José Sánchez González, ressaltou que a "mera existência" desta vocação é "um sinal e uma contribuição impagáveis a nosso mundo materializado e de estreitos horizontes".

Ao destacar a importância da vida consagrada, afirmou que estas pessoas "estão na entranha do Evangelho e, sem elas, à Igreja faltaria algo de sua própria natureza e o mundo seria muito mais pobre".

Depois de destacar que as pessoas consagradas, quer seja de vida em comunitária ou não, dedicam-se a ampla variedade de obras apostólicas e de animação espiritual na Igreja e o mundo, o Bispo destacou que todas elas "constituem, já pela sua mera existência, um sinal e uma contribuição impagáveis a nosso mundo materializado e de estreitos horizontes".

"Falam-nos por suas próprias pessoas, pelas razões últimas que lhes movem e por sua forma de vida, de outros valores, de outras motivações, da dimensão transcendente, da vida sobrenatural e do espírito, que não costumam aparecer nem estar em alta em nossa atual cultura e formas de vida", assinalou Dom Sánchez.

Mais adiante, o Prelado chamou a ser agradecidos porque com sua vida, os consagrado "nos falam de Deus, do espírito, de outros valores, de outra meta, de outro estilo de vida, interpelam-nos, motivam-nos e nos convidam a incorporar em nossa vida algo do muito bom que eles e elas têm e vivem".

Do mesmo modo, destacou o Bispo, os consagrado "unem a contemplação ao amor apostólico; não vivem ensimesmados, despreocupados do resto do mundo, mas sim desde a contemplação do plano de salvação de Deus", eles "se entregam com toda sua pessoa e para sempre a serviço dos demais, ajudando-os a viver com dignidade e segundo o plano de Deus que conduz à bem-aventurança.

"Esta Jornada da Vida Consagrada tem que constituir para todos nós um motivo e uma ocasião para conhecer mais e melhor a nossas irmãs e irmãos consagrados, renovar nosso afeto e gratidão para eles, orar por sua fidelidade e pelas múltiplas e variadas obras que realizam a serviço da Igreja e ao mundo e para pedir a Deus que os abençoe com abundantes vocações", concluiu o Bispo.