Ao presidir na Basílica de São Pedro uma Missa solene pela Festa da Apresentação do Senhor e a Jornada Mundial da Vida Consagrada, o Papa Bento XVI disse que as pessoas que se entregaram por completo a Deus são "sentinelas que percebem e anunciam" seu Reino.

Diante de milhares de pessoas –especialmente consagrados– reunidas com velas acesas na Basílica, o Papa assinalou que este dia é uma "ocasião propícia para louvar a Deus e agradecer pelo imensurável presente que a vida consagrada representa em suas distintas formas; ao mesmo tempo é um incentivo para promover em todo o povo de Deus o conhecimento e a estima daqueles que estão totalmente consagrados a Deus".

"Com efeito, como a vida de Jesus, em sua obediência e dedicação ao Pai, é a parábola vivente do ‘Deus-conosco’, a concreta dedicação das pessoas consagradas a Deus e seus irmãos se converte em um sinal eloqüente da presença do Reino de Deus para o mundo de hoje", indicou.

Segundo o Santo Padre, "sua forma de viver e trabalhar lhes permite mostrar com plena força que pertencem completamente ao único Senhor; sua completa entrega na mãos de Cristo e a Igreja é um anúncio da presença de Deus, feito forte e claro em uma linguagem que é compreensível ainda para nossos contemporâneos. Este é o primeiro serviço que a vida consagrada presta à Igreja e ao mundo"

O Pontífice precisou que os consagrados são no Povo de Deus como "sentinelas que percebem e anunciam a nova vida que já está presente na história".

Finalmente, pediu aos consagrados que "o Senhor renove cada dia" em suas vidas "a gozosa resposta a seu amor livre e fiel. Queridos irmãos e irmãs, como velas acesas, irradiam sempre e em todo lugar o amor de Cristo, luz do mundo. Que a Santíssima María, a Mulher consagrada, ajude-os a viver plenamente sua especial vocação e missão na Igreja pela salvação do mundo".