Dom. Ignacio Trejos, Bispo Emérito de San Isidro de El General, fez um forte chamado aos costa-riquenhos para ir às urnas no próximo domingo, ao encontrar-se a democracia em "gravíssimo perigo".

"Nossa democracia está em gravíssimo e extremo perigo. Quando isso acontece a pátria agoniza. A corrupção estende nas formas mais inimagináveis entre nós", assegurou Dom Trejos em uma carta aberta."Somos todos soldados desta pátria a qual tanto amamos e para defendê-la temos a poderosa arma com a qual contamos: o voto. Com ele digamos não a tanto atropelo", acrescentou.

O Prelado disse que "quando se teve a ousadia de violar a Constituição Política para agradar a um determinado personagem cheio de ambições, não se trata de uma simples brincadeira de crianças". Disse-o fazendo alusão à candidatura do Ex-presidente e Prêmio Nóbel da Paz em 1987, Oscar Árias, que é o favorito para ganhar as eleições. Sua inscrição foi possível graças a uma reforma aprovada em 2003 pela Sala Constitucional a qual suprimiu a proibição de reeleição presidencial.

Segundo Dom. Trejos, "o que mais dói, e se deve corrigir no que falta para as eleições é que diante de tão duras, tão cruéis realidades, nossas gente permaneça indiferente a tremendas ameaças".

Dom. Ignacio Trejos manifestou que sua mensagem pretende unir-se ao convite da Conferência Episcopal Costa-riquenha, para que os eleitores da Costa Rica vão no domingo às urnas com um voto "responsável".