"Sede fortes na Fé" é o lema eleito para acompanhar a viagem do Papa Bento XVI à Polônia, prevista segundo fontes da Igreja local para fins de maio próximo.

O Secretário Geral da Conferência Episcopal da Polônia, Dom. Piotr Libera, apresentou o lema em Varsóvia. A segunda viagem pontifícia de Bento XVI ao estrangeiro, iniciará em 25 de maio nesta cidade e terminará em 28 de maio na Cracóvia.

Os detalhes programados serão divulgados oficialmente pela Santa Sé nos próximos dias, entretanto, até o momento o Santo Padre pretende permanecer em Varsóvia entre 25 e 26 de maio. Aqui terá um encontro com o clero na Catedral, um momento de oração ecumênica na igreja luterana da Trindade e em seguida uma Missa na Praça da Vitória.

No dia 26 à tarde o Papa irá até o Mosteiro de Jasna Gora em Czestochowa, onde terá um encontro com religiosos, consagradas e seminaristas.

No dia 27 estará marcado pela memória ao Papa João Paulo II. Pela manhã, viajará a Wadowice, onde visitará a casa natal de seu predecessor, hoje em dia transformada em museu, onde terá um encontro multitudinário com os fiéis.

Em seguida, a caminho de Cracóvia, visitará a Capela de Nossa Senhora do Calvário, freqüente lugar de peregrinação de Karol Wojtila durante sua juventude.

Pela tarde, Bento XVI terá um grande encontro com a juventude no Santuário da Misericórdia do Lagiewniki em Cracóvia, consagrado por seu predecessor durante sua última viagem à Polônia em 2002.

No domingo pela manhã, último dia de visita papal, o Santo Padre celebrará uma Missa na esplanada de Blonie, onde se espera mais de um milhão de fiéis; à tarde, está prevista uma visita ao ex-campo de concentração nazista em Auschwitz-Birkenau, onde o Papa visitará a cela onde morreu São Maximiliano Kolbe, em que fará uma oração pelas vítimas do holocausto, para então visitar o Mosteiro de Carmelitas adjacentes. À noite, o Santo Padre retornará ao Vaticano.